Projeto Orla
Projeto Orla

A proposta do Projeto Orla está baseada em uma gestão descentralizada entre municípios, estados e União, com a participação da sociedade civil, por meio da integração através da oficina de elaboração do Plano de Gestão Integrada (PGI) da Orla e formalização do Comitê Gestor Municipal.

A proposta do Projeto Orla está baseada em uma gestão descentralizada entre municípios, estados e União, com a participação da sociedade civil, por meio da integração através da oficina de elaboração do Plano de Gestão Integrada (PGI) da Orla e formalização do Comitê Gestor Municipal. O PGI é a ferramenta de planejamento local que viabiliza a materialização dos princípios de gestão integrada e compartilhada, que compõem a espinha dorsal do Projeto Orla. O plano busca incorporar normas ambientais e urbanas na política de gestão da orla e tem como premissa ser um processo de construção coletiva, entre sociedade civil e instituições que atuam ou tenham interesse sobre o território, auxiliando no direcionamento de recursos e na tomada de decisões sobre esse trecho do território costeiro.

Assim, o PGI constitui um instrumento estratégico, de implementação em nível local, ou seja, aborda a orla marítima do município, podendo estar dividida em trechos específicos. Ele tem como objetivo qualificar a tomada de decisão, a fim de estabelecer um cenário sustentável para a orla marítima, por meio da aplicação de ações, que podem ser boas práticas, melhoria de infraestruturas, organização e regulação, não só da faixa de praia, mas da orla como um todo, segurança jurídica para os empreendimentos e usos nela ocorrentes, entre outras.

Ações

Suas ações buscam o ordenamento dos espaços litorâneos sob domínio da União, aproximando a política ambiental e patrimonial, com ampla articulação entre as três esferas de governo e a sociedade. Os seus objetivos estão baseados nas seguintes diretrizes:

- Fortalecimento da capacidade de atuação e articulação de diferentes atores do setor público e privado na gestão integrada da orla, aperfeiçoando o arcabouço normativo para o ordenamento de uso e ocupação desse espaço;

- Desenvolvimento de mecanismos de participação e controle social para sua gestão integrada;

- Valorização de ações inovadoras de gestão voltadas ao uso sustentável dos recursos naturais e da ocupação dos espaços litorâneos.

Assim, o Projeto busca responder a uma série de desafios como reflexo da fragilidade dos ecossistemas da orla, do crescimento do uso e ocupação de forma desordenada e irregular, do aumento dos processos erosivos e de fontes contaminantes.

Além disto, o estabelecimento de critérios para destinação de usos de bens da União, visando o uso adequado de áreas públicas, a existência de espaços estratégicos (como portos, áreas militares) e de recursos naturais protegidos também se configuram em desafios para gestão da orla brasileira.

Em âmbito municipal, a Coordenação do Projeto Orla é da Secretaria do Meio Ambiente e Urbanismo de Natal (Semurb).

Comitê Gestor

O Comitê Gestor da Orla de Natal é um órgão colegiado paritário, de caráter consultivo e deliberativo, composto por representantes das instituições públicas das esferas municipal, estadual e federal e da sociedade civil organizada, que tem a função de articular, deliberar, divulgar, discutir, acompanhar, monitorar, fiscalizar a avaliar o andamento do projeto Orla.

Abrangência

Para fins do Projeto Orla, entende-se por orla marítima a faixa contida na zona costeira, de largura variável, compreendendo uma porção marítima e outra terrestre, caracterizada pela interface entre a terra e o mar (Decreto federal n° 5.300/2004). Os limites da orla marítima ficam estabelecidos de acordo com os seguintes critérios:

  • Marítimo: isóbata de dez metros, profundidade na qual a ação das ondas passa a sofrer influência da variabilidade topográfica do fundo marinho, promovendo o transporte de sedimentos;
  • Terrestre: cinquenta metros em áreas urbanizadas ou duzentos metros em áreas não urbanizadas, demarcados na direção do continente a partir da linha de preamar ou do limite final de ecossistemas, tais como as caracterizadas por feições de praias, dunas, áreas de escarpas, falésias, costões rochosos, restingas, manguezais, marismas, lagunas, estuários, canais ou braços de mar, quando existentes, onde estão situados os terrenos de marinha e seus acrescidos. Representação da delimitação simplificada dos limites previstos na legislação. Fonte: Manual para elaboração do Plano de Gestão Integrada do Projeto Orla

Fases do Projeto Orla

O Projeto Orla possui uma metodologia constituída de procedimentos técnicos para a elaboração do Plano de Gestão Integrado (PGI), compostos de Oficinas de Planejamento e Audiência Pública para aprovação do PGI.

Oficinas de Capacitação I

Realização do diagnóstico paisagístico, ambiental e socioeconômico, classificação e construção de cenários de uso e ocupação da orla. Apresentação de roteiro para elaboração do Plano de Gestão Integrada (PGI).

Data: 23 a 26 de maio de 2022
Local:,Auditório do Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte.
A oficina foi dividida em: Unidades de Planejamento (Ups), que correspondem as praias de Areia Preta, dos Artistas, do Meio e do Forte, incluindo tanto a Redinha Velha como a Redinha Nova, Ponta Negra e a Via Costeira.
Público-alvo do projeto: representantes de associações de moradores, representantes de atividades econômicas (pesca, turismo, comércio, portuária), assim como técnicos e gestores públicos, representantes de associações locais, professores e estudantes.

Fases do Projeto Orla

Diagnóstico Preliminar

Lista de presença

Galeria de Fotos

Vídeos

Oficinas de Capacitação II

Elaboração das propostas de ação; preenchimento de eventuais lacunas no diagnóstico; definição de estratégias para a execução, acompanhamento, avaliação e cronograma de implementação do Plano de Gestão Integrada (PGI) da orla. E produção da versão preliminar do PGI para ser levada a Audiência Pública.

Data: de 04 a 06 de outubro de 2022
Local: SESC/RN .
A oficina foi dividida em: Unidades de Planejamento (Ups), que correspondem as praias de Areia Preta, dos Artistas, do Meio e do Forte, incluindo tanto a Redinha Velha como a Redinha Nova, Ponta Negra e a Via Costeira.

Diagnóstico Participativo

Lista de presença

Cadernos de Apoio

Plano de Ação

Galeria de Fotos

Videos

Versão preliminar do Plano de Gestão Integrada (PGI)

Resultado da Consulta Pública

AUDIÊNCIA PÚBLICA

Regimento

Ata

Lista de presença

Vídeos